Notícias

O estado de saúde do Papa é estável, saiba mais sobre seu tratamento.

No final desta quarta-feira, 29 de novembro, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou uma nova atualização sobre o estado de saúde de Francisco.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 30/11/2023 02:04
  • Autor: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-11/o-estado-de-saude-do-papa-e-estavel-o-tratamento-continua.html

"O estado de saúde do Santo Padre é estável". Foi o que anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no fim da tarde desta quarta-feira, 29 de novembro. Francisco "não tem febre, mas a inflamação pulmonar associada à dificuldade respiratória persiste".  Além disso, acrescentou Bruni, "o tratamento com antibióticos continua".

No último sábado, o Papa cancelou todas as audiências por motivos de saúde. No início da tarde, foi submetido a uma tomografia computadorizada no Hospital Gemelli Isola Tiberina, em Roma, que - de acordo com o relatório de Matteo Bruni na segunda-feira (27/11) - descartou pneumonia, mas mostrou inflamação pulmonar causando algumas dificuldades respiratórias. Foi administrada antibioticoterapia intravenosa. Para não se expor ao frio, o Pontífice recitou o Angelus no domingo da capela da Casa Santa Marta e não da janela do Palácio Apostólico, informando ele mesmo sobre sua condição e agradecendo aos fiéis pelo apoio. Ontem, Francisco aceitou "com grande pesar" o pedido dos médicos para continuar seu repouso e, portanto, não fazer a viagem planejada para os próximos dias para o Cop28 em Dubai.